Seja bem-vindo!

Este espaço está aberto para discussões e análise sobre credibilidade da informação nos blogs jornalísticos.

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Pedido de desculpas!

Gostaríamos de nos desculpar pelo sumiço repentino de 2 dias, porém devemos explicar que o fato ocorreu por um motivo em especial, a apresentação do nosso TCC.

O dia ‘D’ foi na quarta-feira (28), e fomos APROVADAS com grande satisfação da banca.
Um dia feliz e inesquecível!

E essa trajetória não para por aqui, o Blog Credibilidade e Transparência continua!

Agradecemos à todos que colaboraram para a realização desse projeto, em especial:

Maria Adriane Carvalho - nossa orientadora
Antonio Junior - Kaká

Obrigada
Adriana Marcely Pedroso
Fernanda Rodrigues
Andreia Feitosa

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Inovação do jornalismo na web

O ciberespaço tornou-se um meio rico para a comunicação devido ao aumento de usuários conectados e pela contribuição que os profissionais do jornalismo vêm oferecendo a esse novo meio interativo.

Apesar da linguagem e estrutura do texto - e do meio, claro - serem diferentes da usada para produção de notícias em redações, as informações publicadas no blog podem ser de qualidade e críveis. Um blog pode ter segmento jornalístico, ser estruturado e construído de forma diferente dos tradicionais veículos de comunicação, no entanto isso não tira a importância nem de um nem de outro. Os profissionais da área devem aproveitar a inovação e ver o blog como um novo meio de produzir notícias.

Em matéria no A Tarde On Line de 22 de novembro o jornalista Saymon Nascimento fala sobre este tema e mostra a opinião de especialistas. Uma das fontes usadas na matéria foi o professor da UFBA, Marcos Palacios, “[...] os jornalistas devem entender que estão atuando em uma profissão em fase de mudança, em que a notícia pode ser trabalhada numa mesma redação em diversas mídias”.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Futuro dos blogs

Imagem

De uns tempos para cá muitos profissionais do jornalismo se renderam aos blogs. Os blogs têm caráter cooperativo, de troca de informação e estimulam a reflexão, entretanto ainda há desconfiança quanto à credibilidade da informação publicada nele por serem totalmente opinativos e parciais. Isso não quer dizer que não há qualidade na informação.

O blogueiro Phelipe Cruz nos concedeu entrevista e falou sobre a expectativa do futuro dos blogs. “Os blogs existem há 17 anos. Já vieram, já ficaram e continuam por aí. Se fosse uma febre, já teria sumido há muito tempo. Eu não tenho dúvida. Os blogs estarão cada dia mais modernos, mais importantes e existirão por muitas outras décadas”.

Alguns blogs chegam até mesmo a pautar os impressos. Se houver instantaneidade (o que depende do blogueiro) o blog pode sair na frente de muitos veículos. O blogueiro pode estar frente ao acontecimento, em contato direto com as fontes e ‘subir’ seus textos imediatamente. Essa vantagem pode conquistar ainda mais o tradicional jornalista, dando assim mais visibilidade neste instrumento de divulgação de notícia e conquistando cada vez mais o leitor.

Este assunto já vem sendo discutido há alguns anos. No blog do Observatório da Imprensa um texto foi postado em 2003. Veja em Jornalista deve ter blog?

domingo, 25 de novembro de 2007

Comportamento lingüístico dos jovens na internet


A linguagem na web é diversificada, encontramos muitos estilos e assuntos com conteúdo formal, informal ou semi-formal. A grande dificuldade está em explicar a linguagem correta para a internet, afinal o espaço virtual é livre, o que torna possível o autor escrever da forma que achar mais conveniente.
Existe uma grande preocupação em relação ao futuro da internet e dos jovens que utilizam o espaço web para se comunicar por meio de gírias e abreviações.

A especialista em linguagem e professora Betina Von Staa em entrevista para o blog disse que mesmo com essa “linguagem do jovem” adaptada a internet, a linguagem formal vai continuar existindo, e completa, “Os blogs profissionais não possuem a linguagem dos jovens, então não é porque você posta rápido que você abrevia as palavras ou aumenta. Quem usa essa linguagem é muito mais para se marcar como membro de um grupo do que pela velocidade.”

Bettina acredita que a velocidade é muito importante e não implica na realização de um conteúdo de qualidade. Como professora explica que os educadores podem contribuir para o futuro do aluno, ensinando a compreender a informação que possui credibilidade e adequar sua linguagem aos diferentes espaços. Então o papel do professor é ensinar o aluno a usar a ferramenta “internet” e o de ensinar a trabalhar o conteúdo de maneira mais crítica.

É importante o bom senso na publicação online, os jovens precisam saber diferenciar essas linguagens e saber utilizá-las de forma correta, com esse conhecimento o conteúdo de qualidade no ambiente virtual poderá crescer cada vez mais.

sábado, 24 de novembro de 2007

Credibilidade da colaboração

O fato da internet permitir a liberdade de expressão e divulgação de informações interfere na credibilidade do produto? Este é um assunto que está sendo muito discutido pelos jornalistas e internautas.

O ciberespaço tornou-se um meio rico para a comunicação devido ao aumento de usuários conectados e pela contribuição que os profissionais do jornalismo vêm oferecendo a esse novo meio interativo, e o mais interessante, permitindo a colaboração de “cidadãos-repórter” que acrescentam, comentam e respondem às informações publicadas no meio, não somente ouvem, vêem ou lêem as informações.

No encontro A Palavra na Tela: Jornalismo, Literatura e Crítica Depois da Internet o jornalismo colaborativo foi discutido. Os jornalistas Alexandre Matias e Ana Maria Brambilla deram suas opiniões. Segundo Ana, "[...] Para ser jornalismo, precisa ser feito por jornalistas e não pode ser parcial". Mas Matias acredita que a noção de imparcialidade mudou. “Imparcialidade pode ser ruim, mas não deixa de ser jornalismo”, defende, citando Michael Moore, absolutamente tendencioso em seus documentários. Para Ana, no entanto, o conteúdo opinativo deve ser declarado, “Não pode se esconder no rótulo da informação, como noticiário padrão”, acredita.

De acordo com Paulo Serra, a confiabilidade é o fator mais importante que diferencia o jornalismo online dos outros meios. Um controle da qualidade do conteúdo publicado é essencial já que anônimos participam da construção dele, portanto a credibilidade da informação é função do ‘dono’ da página.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Liberdade e veracidade caminham juntas?

Os blogs proporcionam para os jornalistas liberdade na construção de suas matérias, possibilidade de interagir com o seu leitor além de fugir das rotinas de uma redação. Essa tal liberdade - quando não bem trabalhada - coloca em dúvida a veracidade da informação e pode levar a credibilidade do jornalista ao declínio.

Conciliar a liberdade com a verdade dos fatos mostra a responsabilidade do jornalista em emitir informação crível para seu leitor, mesmo tendo em suas mãos todas as facilidades que a internet lhe proporciona. Claro que essa liberdade não significa a ausência dos elementos da notícia. Ao contrário dos outros veículos de comunicação o blog precisa, mais do que qualquer outro critério, priorizar, ampliar e diversificar ao máximo o uso das fontes.

O jornalista que se dedica ao blog precisa estar ciente da responsabilidade assumida com a sociedade, que tem o direito de receber informação verdadeira e de qualidade.

O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho pela precisa apuração e pela sua correta divulgação.”
Artigo 4º do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Interatividade com qualidade

A interatividade é um dos critérios que mais chamam a atenção no ambiente da web. É através dos fóruns de discussão que o leitor deixa de lado a postura passiva de receptor e passa a interagir com jornalistas, internautas e também com o próprio blog, encaminhando mensagens com sugestões, além de críticas e observações. A maior qualidade da interatividade é o aprendizado cooperativo que é possível dentro de um blog, por exemplo.

Interatividade com qualidade só é possível se houver facilidade no uso da ferramenta, menus, links e a confiança no produto. De acordo com Marcelo Tas existe interatividade em vários setores, mas no blog ela é muito mais atraente pelo debate aberto que ele proporciona.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Como apresentar um conteúdo de qualidade?

No conteúdo do blog é necessário que a informação seja objetiva, com atualização constante e rápida, linguagem agradável e clara e textos curtos. Uma dica importante para facilitar a leitura do internauta é expor cada idéia em um único parágrafo e caprichar no título do post é ele que vai atrair o leitor.Escrever para a internet não é tão fácil como parece, pois não seguimos um manual como acontece no jornalismo impresso, o conteúdo no blog é livre, então precisamos encontrar a maneira exata de interagir com o internauta, preocupando-se em apresentar um material de qualidade.

"O pior texto na Internet é o texto incompreensível, o texto longo demais, embora o ciberespaço seja infinito. Não tenho nada contra o texto longo, mas tenho tudo contra o texto ruim. Um texto longo bem escrito você lê sem o menor problema. Em se falando de conteúdo brasileiro - na Internet em português - torna-se cada vez mais imperiosa a necessidade de um texto de qualidade, dado a evolução dos conteúdos dentro da rede, senão perde-se o leitor, o internauta não volta, ele não tem obrigação de ficar ali". Luiz Egypto em entrevista para o site Webwritersbrasil.

Um blog geralmente torna-se referência através da indicação de adeptos ao blog, indicando para amigos, colegas de trabalho e família, fato que ocorre após o usuário sentir que as informações publicadas são de confiança através da apuração dos dados, post revisado antes da publicação, além de interagir com o leitor. Informações baseadas no livro Webwriting de Bruno Rodrigues.

Credibilidade e Transparência: sua origem

Adriana, Andréia e Fernanda, três garotas de vinte e poucos anos, no último semestre do curso de Jornalismo em fase final do Trabalho de Conclusão de Curso, namoram, trabalham e estudam, seguem a rotina da maioria das universitárias.
Todas com a mesma prioridade até o fim desse ano, apresentar e provar que suas hipóteses estavam certas, já que muitos professores palpitaram sobre o tema, por ser muito ousado e tal.

O tema “A credibilidade da informação nos blogs jornalísticos” defende que a credibilidade dos blogs jornalísticos vai além do blogueiro ser um jornalista renomado, que já conquistou sua trajetória profissional e reconhecimento público, pois nesse caso é fácil identificar a credibilidade que se formou durante toda a sua vida profissional.

A proposta vai além disso, é importante confirmar que um blog de um autor “desconhecido” pode ter credibilidade igual ou superior, pois a intenção não é avaliar a credibilidade pessoal e sim o trabalho publicado por meio dos blogs jornalísticos. Para isso, foram estabelecidos critérios de avaliação para o conteúdo do blog, como: apuração de dados e fontes, periodicidade, interatividade, organização, linguagem, além de entrevistas com blogueiros e especialistas em web.

O blog Credibilidade e Transparência surgiu com a proposta de promover discussões sobre o conteúdo dos blogs. O intuito é seguir todos os passos estabelecidos na pesquisa para um blog ter credibilidade, abusar da interação com seus leitores através de debates nos fóruns e retorno nos posts, garantir material de qualidade; entrevistas e publicação de notícias, além de tornar o leitor mais crítico, compreendendo e diferenciando a qualidade dos blogs em geral.

É real que existem muitos blogs que não passam nem perto da publicação de um material crível, mas isso não é e não pode ser generalizado.
Enfim chegou a hora de inaugurar esse espaço e essas garotas esperam apenas que suas hipóteses sejam confirmadas e aplaudidas.
Boa sorte meninas!