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Este espaço está aberto para discussões e análise sobre credibilidade da informação nos blogs jornalísticos.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Ética nas empresas de comunicação


O compromisso de uma empresa de comunicação está ligado diretamente à sociedade e consequentemente o compromisso do jornalista é com a verdade dos fatos, com o intuito de informar o seu público. Como o autor Eugênio Bucci diz em seu livro Sobre ética e imprensa “o jornalista cumpre uma função social antes de ser um negócio”.

As empresas de comunicação atualmente dependem da ética para manter-se no mercado, pois os leitores estão mais atentos ao material que consomem.

O site Comunicação Empresarial online é um excelente espaço que expõe diversas informações sobre o tema e em um dos seus artigos caracteriza a ética como: "Uma ética empresarial não consiste somente no conhecimento da ética, mas na sua prática. E este praticar concretiza-se no campo comum da atuação diária e não apenas em ocasiões principais ou excepcionais geradoras de conflitos de consciência. Ser ético não significa conduzir-se eticamente quando for conveniente, mas o tempo todo."

Mesmo que blogs jornalísticos, em sua maioria, não façam parte de uma empresa, podemos aplicar a ética em nosso espaço e principalmente em nossa vida, pois a ética não significa apenas normas e sim a transparência do caráter de cada um.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

A convergência das mídias


O Ciberespaço é hoje o sistema com o desenvolvimento mais rápido de toda a história das técnicas de comunicação, ele combina ao mesmo tempo as vantagens da reciprocidade na comunicação e a partilha de um contexto.

A internet permite a soma das principais características das mídias: texto, áudio e imagem, apresentando novas possibilidades de comunicação, transmitindo informação em tempo real, com imediatismo e agilidade.

No blog seu principal diferencial é a interatividade, que proporciona o compartilhamento de arquivos, publicações de conteúdo, fotos e vídeos, de forma a inovar os conteúdos jornalísticos e interagir com o público leitor.

“...a integração de vários modos de comunicação em uma rede interativa(...) ou, em outras palavras, a formação de um Supertexto e uma Metalinguagem que, pela primeira vez na história , integra no mesmo sistema de modalidades escrita, oral e audiovisual da comunicação humana.” Manuel Castells em seu livro A sociedade em rede.

É fácil compreender essa questão, já que grande parte da sociedade utiliza a Internet para solucionar problemas ou situações com maior agilidade, sem perda de tempo, situações essas que seriam resolvidas de outra forma alguns anos atrás, como por exemplo à leitura de um jornal diário sem precisar se deslocar até a banca de jornal ou o pagamento de um boleto sem precisar se deslocar a um banco e aguardar na fila.