Seja bem-vindo!

Este espaço está aberto para discussões e análise sobre credibilidade da informação nos blogs jornalísticos.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Ética nas empresas de comunicação


O compromisso de uma empresa de comunicação está ligado diretamente à sociedade e consequentemente o compromisso do jornalista é com a verdade dos fatos, com o intuito de informar o seu público. Como o autor Eugênio Bucci diz em seu livro Sobre ética e imprensa “o jornalista cumpre uma função social antes de ser um negócio”.

As empresas de comunicação atualmente dependem da ética para manter-se no mercado, pois os leitores estão mais atentos ao material que consomem.

O site Comunicação Empresarial online é um excelente espaço que expõe diversas informações sobre o tema e em um dos seus artigos caracteriza a ética como: "Uma ética empresarial não consiste somente no conhecimento da ética, mas na sua prática. E este praticar concretiza-se no campo comum da atuação diária e não apenas em ocasiões principais ou excepcionais geradoras de conflitos de consciência. Ser ético não significa conduzir-se eticamente quando for conveniente, mas o tempo todo."

Mesmo que blogs jornalísticos, em sua maioria, não façam parte de uma empresa, podemos aplicar a ética em nosso espaço e principalmente em nossa vida, pois a ética não significa apenas normas e sim a transparência do caráter de cada um.

Nenhum comentário: