Seja bem-vindo!

Este espaço está aberto para discussões e análise sobre credibilidade da informação nos blogs jornalísticos.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Como apresentar um conteúdo de qualidade?

No conteúdo do blog é necessário que a informação seja objetiva, com atualização constante e rápida, linguagem agradável e clara e textos curtos. Uma dica importante para facilitar a leitura do internauta é expor cada idéia em um único parágrafo e caprichar no título do post é ele que vai atrair o leitor.Escrever para a internet não é tão fácil como parece, pois não seguimos um manual como acontece no jornalismo impresso, o conteúdo no blog é livre, então precisamos encontrar a maneira exata de interagir com o internauta, preocupando-se em apresentar um material de qualidade.

"O pior texto na Internet é o texto incompreensível, o texto longo demais, embora o ciberespaço seja infinito. Não tenho nada contra o texto longo, mas tenho tudo contra o texto ruim. Um texto longo bem escrito você lê sem o menor problema. Em se falando de conteúdo brasileiro - na Internet em português - torna-se cada vez mais imperiosa a necessidade de um texto de qualidade, dado a evolução dos conteúdos dentro da rede, senão perde-se o leitor, o internauta não volta, ele não tem obrigação de ficar ali". Luiz Egypto em entrevista para o site Webwritersbrasil.

Um blog geralmente torna-se referência através da indicação de adeptos ao blog, indicando para amigos, colegas de trabalho e família, fato que ocorre após o usuário sentir que as informações publicadas são de confiança através da apuração dos dados, post revisado antes da publicação, além de interagir com o leitor. Informações baseadas no livro Webwriting de Bruno Rodrigues.

4 comentários:

MochilaoSP disse...

Achei muito interessante o tema do Blog, principalmente para mim, uma aluna de jornalismo do 2º semestre.

Parabéns pelo Blog!

Bárbara Guerra

Ana Paula disse...

As pessoas que buscam esse tipo de blog, normalmente são mais exigentes e não têm muito tempo para ler um jornal ou um texto muito longo.
Levantar essa questão de como é elaborado e quais os detalhes que não podem ser desconsiderados, contribui para que aqueles que estejam interessados em criar seus espaço, não errem, possam ser reconhecidos e pretigiados pelo bom trabalho!!!!

Ana Paula disse...

Parabéns pelo BLOG!!!

Unknown disse...

ate me deparar com este blog , sempre me preguntava sobre a questao da credibilidade, hoje num mundo globalizado , onde o que pensa un musulmano no dia 23/11/2007 as 23,45 ...tranquilamente em menos de cinco minutos , pode ser lido por um carioca em rio de janeiro , so que assinado por um argentino e traducido ao portugues

lamentavelmente , a ferramenta mais importante do seculo , pode ser usada para roubar pensamentos ...

e muito dificil acreditar en poesia , pois ninguem sabe se esa poesia foi sentida ou copiada de um blog .

e muito dificil acreditar en um conto , pois nao sabemos se esse conto foi escrito em tres dias ou copiado em outro blog em 30 segundos .

hoje em dia e muito dificil acreditar ...

mas por otra parte , sabemos que acreditar e a base do futuro , acreditar no amor , coisa que resulta dificil copiar num blog


agradeço a oportunidade de poder escrever neste espaço ...
prometo ser assiduo ..e discutir´, debater ...e se nao achar as palavras para defender meu ponto de vista ...prometo nao recorrer aos bloggeros musulmanos ...

exitos ..e que as portas do sucesso estejam abertas para voces sempre