Seja bem-vindo!

Este espaço está aberto para discussões e análise sobre credibilidade da informação nos blogs jornalísticos.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Credibilidade e Transparência: sua origem

Adriana, Andréia e Fernanda, três garotas de vinte e poucos anos, no último semestre do curso de Jornalismo em fase final do Trabalho de Conclusão de Curso, namoram, trabalham e estudam, seguem a rotina da maioria das universitárias.
Todas com a mesma prioridade até o fim desse ano, apresentar e provar que suas hipóteses estavam certas, já que muitos professores palpitaram sobre o tema, por ser muito ousado e tal.

O tema “A credibilidade da informação nos blogs jornalísticos” defende que a credibilidade dos blogs jornalísticos vai além do blogueiro ser um jornalista renomado, que já conquistou sua trajetória profissional e reconhecimento público, pois nesse caso é fácil identificar a credibilidade que se formou durante toda a sua vida profissional.

A proposta vai além disso, é importante confirmar que um blog de um autor “desconhecido” pode ter credibilidade igual ou superior, pois a intenção não é avaliar a credibilidade pessoal e sim o trabalho publicado por meio dos blogs jornalísticos. Para isso, foram estabelecidos critérios de avaliação para o conteúdo do blog, como: apuração de dados e fontes, periodicidade, interatividade, organização, linguagem, além de entrevistas com blogueiros e especialistas em web.

O blog Credibilidade e Transparência surgiu com a proposta de promover discussões sobre o conteúdo dos blogs. O intuito é seguir todos os passos estabelecidos na pesquisa para um blog ter credibilidade, abusar da interação com seus leitores através de debates nos fóruns e retorno nos posts, garantir material de qualidade; entrevistas e publicação de notícias, além de tornar o leitor mais crítico, compreendendo e diferenciando a qualidade dos blogs em geral.

É real que existem muitos blogs que não passam nem perto da publicação de um material crível, mas isso não é e não pode ser generalizado.
Enfim chegou a hora de inaugurar esse espaço e essas garotas esperam apenas que suas hipóteses sejam confirmadas e aplaudidas.
Boa sorte meninas!

7 comentários:

Titi disse...

Parabéns, meninas!!!!!!
Boa sorte!!!!!

Unknown disse...

Adorei o espaço!!!
Parabéns meninas!!

Ana Paula disse...

Parabénsssss
Aplausosss!!!!!!!!!!

Andreia Feitosa, Fernanda Rodrigues e Adriana Pedroso disse...

Muito obrigada a todos pelos comentários!

Anônimo disse...

Muito bom!!! Vocês estão entre a porcentagem bem pequena da população que busca fazer coisas boas e preocupadas com a cultura e com transparência nas informações.
Parabéns!!!!

Anônimo disse...

Excelente trabalho...
Parabéns!!!
Estou torcendo por vocês...
Boa sorte!!!

Andreia Feitosa, Fernanda Rodrigues e Adriana Pedroso disse...

Obrigada Karla!
É muito bom conseguir esse reconhecimento.
Continue visitando o blog e discutindo sobre o assunto com a gente.