Seja bem-vindo!

Este espaço está aberto para discussões e análise sobre credibilidade da informação nos blogs jornalísticos.

domingo, 25 de novembro de 2007

Comportamento lingüístico dos jovens na internet


A linguagem na web é diversificada, encontramos muitos estilos e assuntos com conteúdo formal, informal ou semi-formal. A grande dificuldade está em explicar a linguagem correta para a internet, afinal o espaço virtual é livre, o que torna possível o autor escrever da forma que achar mais conveniente.
Existe uma grande preocupação em relação ao futuro da internet e dos jovens que utilizam o espaço web para se comunicar por meio de gírias e abreviações.

A especialista em linguagem e professora Betina Von Staa em entrevista para o blog disse que mesmo com essa “linguagem do jovem” adaptada a internet, a linguagem formal vai continuar existindo, e completa, “Os blogs profissionais não possuem a linguagem dos jovens, então não é porque você posta rápido que você abrevia as palavras ou aumenta. Quem usa essa linguagem é muito mais para se marcar como membro de um grupo do que pela velocidade.”

Bettina acredita que a velocidade é muito importante e não implica na realização de um conteúdo de qualidade. Como professora explica que os educadores podem contribuir para o futuro do aluno, ensinando a compreender a informação que possui credibilidade e adequar sua linguagem aos diferentes espaços. Então o papel do professor é ensinar o aluno a usar a ferramenta “internet” e o de ensinar a trabalhar o conteúdo de maneira mais crítica.

É importante o bom senso na publicação online, os jovens precisam saber diferenciar essas linguagens e saber utilizá-las de forma correta, com esse conhecimento o conteúdo de qualidade no ambiente virtual poderá crescer cada vez mais.

Nenhum comentário: