Seja bem-vindo!

Este espaço está aberto para discussões e análise sobre credibilidade da informação nos blogs jornalísticos.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Liberdade e veracidade caminham juntas?

Os blogs proporcionam para os jornalistas liberdade na construção de suas matérias, possibilidade de interagir com o seu leitor além de fugir das rotinas de uma redação. Essa tal liberdade - quando não bem trabalhada - coloca em dúvida a veracidade da informação e pode levar a credibilidade do jornalista ao declínio.

Conciliar a liberdade com a verdade dos fatos mostra a responsabilidade do jornalista em emitir informação crível para seu leitor, mesmo tendo em suas mãos todas as facilidades que a internet lhe proporciona. Claro que essa liberdade não significa a ausência dos elementos da notícia. Ao contrário dos outros veículos de comunicação o blog precisa, mais do que qualquer outro critério, priorizar, ampliar e diversificar ao máximo o uso das fontes.

O jornalista que se dedica ao blog precisa estar ciente da responsabilidade assumida com a sociedade, que tem o direito de receber informação verdadeira e de qualidade.

O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho pela precisa apuração e pela sua correta divulgação.”
Artigo 4º do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros

Nenhum comentário: